sábado, 7 de agosto de 2010

DEZ MENTIRAS DOS HOMENS



10 mentiras masculinas (quase) sinceras

Será que o seu namorado diz somente a verdade, nada além da verdade? Nosso espião entrega o ouro para garantir que você detecte na mesma hora um candidato a pinóquio.
Texto Bernardo Jablonski* / Foto Christina Tarantola
* Berrnardo é psicólogo social, professor da PUC-Rio, roteirista e consultor da Rede Globo
10 mentiras masculinas (quase) sinceras

Há mentiras e mentiras. Existem aquelas piedosas, como as reverenciadas pelo poeta persa Saadi, que dizia serem elas preferíveis à “verdade de conseqüências funestas”. Concepção corroborada pelo escritor francês Labiche, segundo o qual em certas circunstâncias “a mentira é o mais santo dos deveres”. Assim, algumas pérolas da fantasia pronunciadas ao longo do tempo são perdoáveis e facilitam a nossa vida “social”: “Que gorda o quê!”, “Adoooro a sua mãe!”, “Compra, meu amor, ficou lindo”, “Não vamos fazer nada que você não queira”, “Sei lá de quem é essa calcinha!”... A idéia por trás dessas imposturas brancas é não prejudicar ou não fazer o outro lado sofrer por nada. Ou por muito pouco. Veja bem: não é o caso de defender as mentiras, e sim de tentar ver o que significam de fato. Vamos traduzir algumas das mais freqüentes “licenças poéticas” cometidas pelos homens, de modo a facilitar a sua — e a nossa — vida.

10 MENTIRAS MASCULINAS (QUASE) SINCERAS
"EU TE AMO, MAS ESTOU CONFUSO"
"PRECISO RESOLVER UM PROBLEMA"

"MINHAS COLEGAS SÃO BARANGAS"
"EU SOU DIFERENTE"
"VOU TERMINAR COM A OUTRA"
"É CLARO QUE EU OUVI"

"NEM VI QUE ELA ESTÁ ME DANDO BOLA"
"EU DISSE AQUILO PARA TE PROVOCAR"
"PASSEI A VIAGEM TODA PENSANDO EM VOCÊ"
"ISSO NUNCA ME ACONTECEU ANTES"

Um comentário: