sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Após nascimento do filho, relacionamento amoroso muda


Bolsa de Mulher Amor

Após nascimento do filho, relacionamento amoroso muda e mulher pode perder libido
Dica principal para evitar o desgaste é nunca dividir a cama com a criança
por Ana Flora Toledo







A paquera, o namoro e o casamento são momentos completamente distintos em uma relação, que passa por mudanças em cada uma dessas etapas. Contudo, o mais marcante acontecimento para a vida de um casal é o nascimento dos filhos. É a partir daí que as rotinas mudam e as preocupações também, o que pode prejudicar o relacionamento amoroso.

“Antes dos filhos, o casal vive muito um em função do outro. Quando chega um bebê, a atenção dos dois se volta quase totalmente para a criança. Certa vez uma mãe disse que se o pai não existisse não faria a mínima diferença, e é a pura verdade. Isso é o que chamamos de Síndrome de Abandono do Pai”, conta o psicólogo e terapeuta de casais Mauricio Pinto.

Segundo o especialista, o apetite sexual da mulher também sofre alterações e isso pode afastar ainda mais os pais. “O corpo muda muito depois de uma gravidez e algumas mulheres passam a não se aprovar, não se sentem atraentes. Com isso, evitam o sexo e ter que cuidar da criança passa a ser uma ótima desculpa”, explica, ao diferenciar o sentido do envolvimento para homens e mulheres.

“Existem relações que se baseiam prioritariamente no sexo, principalmente para os homens, já que as mulheres normalmente consideram mais o lado afetivo. Quando se está acostumado a ter bom sexo e isso muda, pode colocar em risco a saúde do casamento”.

Como diz a máxima, “homens são de Marte e as mulheres são de Vênus”. É inevitável mudar depois de ser mãe, e é preciso que o homem entenda. Mas a recíproca é verdadeira e, para que o relacionamento persista e passe por essa fase, é importante conversar, ouvir e refletir sobre a opinião do parceiro para buscar um equilíbrio. “Uma dica importante é nunca dividir a cama com os filhos, para não interromper o momento a dois do casal e o envolvimento sexual”, finaliza o psicólogo.

Um comentário:

  1. adorei este texto, eu perdi a libido quando tive meu filho e foi bem difícil.

    ResponderExcluir