domingo, 31 de outubro de 2010


29/10/2010 14h51 - Atualizado em 29/10/2010 15h45
Unesp cita 2 alunos em processo disciplinar por 'rodeio das gordas'
Comissão vai apurar o caso e terá 60 dias para se manifestar.
Estudantes querem acompanhar investigações.

Do G1, em São Paulo
imprimir
Protesto AssisEstudantes protestam contra 'rodeio das gordas'
em Assis, na quinta (28) (Foto: Reprodução/TV Tem)

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) instaurou nesta quinta-feira (28) processo disciplinar contra dois estudantes do campus de Assis, em São Paulo, após denúncias de agressão a alunas em jogo batizado de “rodeio das gordas”. O processo foi aberto em reunião extraordinária da congregação, com a presença de diretores, funcionários, professores e alunos. No encontro, foi aprovada ainda uma moção de repúdio às agressões.

Segundo relatos, no "rodeio das gordas", alunos se aproximavam das garotas fazendo perguntas, como se fossem paquerá-las. Depois, agarravam as garotas, de preferência obesas, e tentavam ficar sobre elas o máximo de tempo possível, como se estivessem em um rodeio. Ao menos 50 estudantes teriam participado.

Os agressores usariam ainda uma comunidade no Orkut para incentivar que os estudantes cronometrassem o tempo que mantinham a garota presa e para sugerir premiações para quem ficasse mais tempo sobre a menina. Há relatos de que os estudantes gritavam, dizendo "pula, gorda bandida".
saiba mais

* Unesp descarta punições sumárias de envolvidos no 'rodeio das gordas'
* Unesp investiga denúncia de agressão a alunas em jogos estudantis

Segundo o documento, assinado pelo vice-diretor, no exercício da direção, da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Ivan Esperança Rocha, o processo deverá ter um resultado em 60 dias.

A advogada Fernanda Nigro, da organização não-governamental de direitos humanos Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Sexualidade (Neps), que acompanha o caso, afirmou que estudantes devem formar uma comissão para acompanhar as investigações nesta sexta-feira.

Na quinta-feira (28), um grupo de estudantes protestou em Assis com cartazes durante a reunião da congregação da universidade sobre o caso. Os alunos mostravam indigação com a atitude preconceituosa dos colegas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário